Cabeçalho arrumado.png
Pilares.jpg

PILARES

 

A Síntese do Gnosticismo não está nos livros, senão na Prática. Todos aqueles livros, Sínteses do Gnosticismo Universal que, de tempo em tempo vem à tona, apontam sempre para o mesmo Caminho: para a Prática, a Vivência e a Experimentação.

 

Perdeu-se um valioso tempo, falando, lendo milhares de obras e no fundo não se chegou ao Despertar da Consciência, que é o objetivo primordial da Gnose. 

Sabemos que Gnose é conhecimento, mas para chegar a este, precisamos ter experiências e estas só se dão quando o Estudante entra pelo Caminho Prático.

 

 

A Gnose como conhecimento se fundamenta no autoconhecimento. Dentro de nós se encontram as faculdades e meios de verificação, das grandes realidades do Cosmos e de nosso próprio SER.

 

O Caminho exige propor-se uma disciplina, uma rotina diária, verdadeiras práticas, exercícios que, devidamente selecionados, nos levam a conseguir melhores resultados e de forma mais rápida. Pois ocorre que se ficarmos provando uma e outra técnica, sem nos aprofundarmos na técnica escolhida, ao final podemos não conseguir resultados satisfatórios em nenhuma delas.

 

A Síntese é um conjunto de práticas, orientadas ao Resgate da Consciência, sequestrada por nossos defeitos, por meio da Experimentação. Ela constitui-se em três Pilares:

 

PRIMEIRO PILAR é liberar a Essência, a qual dorme profundamente, dentro do Cárcere Psicológico, formado por nossos defeitos, vícios, erros, apegos, apetências, temores, rancores, etc., etc., etc. Por meio da morte em marcha podemos lograr resgatar a Essência, desenvolver a castidade e a concentração.

 

SEGUNDO PILAR corresponde a prática do Desdobramento Astral, a qual é uma ferramenta que possuímos e que muitos desconhecem, com esta ferramenta podemos pesquisar diretamente qualquer fenômeno, acontecimento, além de servir de veículo, para irmos aos Templos da Loja Branca e receber os ensinamentos diretamente dos próprios Mestres.

 

TERCEIRO PILAR é das práticas relacionadas a fazer consciente a Essência liberada por meio da Morte Psicológica. A Essência liberada deve ser despertada por meio da meditação. Além disso podemos ir fortalecendo, pouco a pouco, a Essência com a transformação das impressões, a compreensão, bem como também acordar as faculdades e o correto trabalho com certas energias, que convenientemente aproveitadas (castidade), nos darão um impulso maior no trabalho relacionado com a Liberação da Consciência do Cárcere Psicológico que nós mesmos temos criado de existência em existência.

 

Os três pilares podem nos levar para participar do êxodo ou para um lugar seguro, a fim de continuarmos trabalhando com os três fatores de revolução da consciência, no momento em que não será mais possível viver na Terra.

 

 

A INTELIGÊNCIA

 

Como dito no início, perdeu-se muito tempo com teorias, necessitamos estudar a Gnose profundamente. Não há dúvidas que no princípio necessita-se ler as obras, mas há que depositar na Consciência o conhecimento adquirido, por meio da meditação, para conhecermos o seu sentido íntimo.

 

Estamos vivendo a era da informação, temos acesso a todo e qualquer assunto, pelos livros e pela internet. Até onde a mente consegue alcançar, nada mais está oculto… Muita teoria, muita informação, porém pouca sabedoria e conhecimento profundo e verdadeiro.

 

Ao contrário do que muitos possam pensar, inteligência é diferente de intelectualidade. A inteligência é a capacidade de absorver o Real, de absorver as mensagens e arquétipos vindos dos mundos superiores. É a capacidade de ir além do que a mente pode alcançar. Diante disso, a consciência é o artigo mais fino e raro que podemos adquirir. Pois a inteligência é consciência, o amor é consciência, e para chegarmos à consciência temos que meditar…

 

Quanto mais buscamos fora, mais nos distanciamos do nosso Mestre Interno, o qual tudo sabe. A verdade nunca estará nos livros ou na internet. Meditar, meditar, meditar... Não há outro caminho. Com a meditação acessamos um conhecimento que poucos conseguem entender e decifrar: a matemática divina, o sagrado mistério da letra, a linguagem dos anjos, as sagradas escrituras, o real simbolismo onírico…

 

Se temos um sonho, podemos conter o impulso de ir à internet para pesquisar seu significado, podemos nos colocar em posição de prática de meditação (a qual é mais usual de cada um) fechar os olhos, aquietar a mente, fazer a pergunta ao Ser Interno sobre o significado do sonho e entrar em meditação. Todo ensinamento vem no tempo certo, tendo perseverança com a prática, a resposta virá.

 

A mensagem onírica pode ser uma peça de um quebra cabeça que irá nos levar para o caminho do despertar. Pode ser uma peça de um quebra cabeça que nos levará a uma missão para ajudar a humanidade, a qual devemos cumprir para avançarmos neste caminho. Por isso é importante anotar os sonhos, meditar e estar consciente de instante em instante para captar as mensagens que vem dos mundos superiores, as quais nos chegam a todo momento.

 

Paz Inverencial!

 

 

*Colaboração: irmãos gnósticos da S.O.S.

 

Águia.jpg