“E ao anjo da igreja de Tiátira escreve: Isto diz o Filho de Deus, que tem seus olhos como chama de fogo, e os pés semelhantes ao latão reluzente:
Eu conheço as tuas obras, e o teu amor, e o teu serviço, e a tua fé, e a tua paciência, e que as tuas últimas obras são mais do que as primeiras.
Mas algumas poucas coisas tenho contra ti que deixas Jezabel, mulher que se diz profetisa,
ensinar e enganar os meus servos, para que forniquem e comam dos sacrifícios da idolatria.
E dei-lhe tempo para que se arrependesse da sua fornicação; e não se arrependeu.
Eis que a porei numa cama, e sobre os que adulteram com ela virá grande tribulação, se não se arrependerem das suas obras.
E ferirei de morte a seus filhos, e todas as igrejas saberão que eu sou aquele que sonda os rins e os corações. E darei a cada um de vós segundo as vossas obras.
Mas eu vos digo a vós, e aos restantes que estão em Tiátira, a todos quantos não têm esta doutrina, e não conheceram, como dizem, as profundezas de Satanás, que outra carga vos não porei.
Mas o que tendes, retende-o até que eu venha.
E ao que vencer, e guardar até ao fim as minhas obras, eu lhe darei poder sobre as nações,
E com vara de ferro as regerá; e serão quebradas como vasos de oleiro; como também recebi de meu Pai.
E dar-lhe-ei a estrela da manhã.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.”
Apocalipse 2:18-29
Para chegarmos a Revolução da Consciência temos de vencer o Arcano "10" da natureza (Roda da Fortuna, Evolução e Involução). Estamos há muitas existências dentro de um círculo vicioso de repetição de estados e eventos. Este é o momento chave para quebrarmos este círculo e alçarmos voo em direção ao nosso Ser...
O mestre Samael nos ensina que “em cada dia de nossa existência existe a repetição de eventos, estados da Consciência, palavras, pensamento, volições, etc,” que acabam nos tornando criaturas mecânicas, pois não temos domínio ou controle sobre estes estados ou ações, geralmente são os nossos defeitos psicológicos atuando, nos manipulando para sua satisfação pessoal. Precisamos ser mais judiciosos e trabalhar sobre esta natureza interna, que constantemente nos faz agir de forma mecânica e nos mantém inconscientes nesta e em outras dimensões.
Ao invés de andarmos em círculo, repetindo os mesmos erros e hábitos de sempre, trabalhemos com afinco sobre os estados internos, pois estes como um imã atraem recorrentemente as situações externas. Desta forma podemos ir adquirindo os valores e virtudes que um dia nos habilitem a poder formar outros círculos: os da Cadeia de Anjos nos mundos internos, isto de uma forma já completamente consciente...
Temos que adquirir o domínio sobre a nossa máquina humana (equilíbrio dos centros), trabalhando em oitavas ascendentes, despertando internamente... Se continuarmos reproduzindo os interesses de nossa personalidade ficaremos presos à mecânica involutiva que a humanidade está passando: desentendimento geral, desarmonia, maledicência, identificação sexual, glutoneria, cobiça, etc. Todo esforço para eliminar algo negativo gera um resultado positivo para o trabalho interno: 10 = 1 + 0 = 1. Com o “1” (força de vontade, para se iniciar um novo ciclo) vencemos a negatividade que nos cerca e nos aproximamos de nossas partes internas e das próprias Hierarquias. Importante destacar que toda experiência interna consciente, por menor que seja, nos traz ânimo (Vontade), renovando as nossas energias para nos debruçarmos no duro trabalho de mudarmos a nós mesmos. Somos parte do projeto das Hierarquias Divinas, para a formação da futura Jerusalém (6ª raça). Para isto o esforço para nos apartar do mal, pois não podemos receber uma recompensa sem um prévio trabalho realizado sobre nós mesmo, esta é a Lei. O arcano “10” também representa o trabalho com o grande Arcano AZF, no qual cedo ou tarde precisamos um dia adentrar neste caminho, para despertar o Fogo Sagrado e construir nossos corpos solares.
A Estrela da Manhã (Esperança)
“No Apocalipse de São João encontramos, relacionado com Vénus, o Luzeiro da Manhã: «…e àquele que vencer dar-lhe-ei a Estrela da Manhã» (Apocalipse 2: 26-28). «…Eu, Jesus, enviei o meu anjo para vos dar testemunho destas coisas nas Igrejas. Eu sou a raiz e a geração de David e a resplandecente Estrela da Manhã» (Apocalipse 22: 16).
Cristo é a Estrela da Aurora. Cristo entra na Alma quando se recebe a Iniciação Venusta.
Quando decapitamos e dissolvemos o Eu, o mim próprio, então recebemos a Iniciação Venusta. Aquele que a recebe encarna a sua Estrela.” (Samael Aun Weor)
Só poderemos um dia receber a Estrela da Manhã se começarmos desde já a empreender um ritmo constante no trabalho, passando por rigorosas purificações através da eliminação de nossos defeitos psicológicos. Temos aqui o mistério do arcano "17". A seiva contida nos vasos de ouro e prata (forças positiva e negativa) quando sabiamente combinada e transmutada nos permite chegar até à encarnação da Estrela.
Fogo na MATA
O Pantanal queima, a Amazônia queima, a Califórnia queima, assim como a Sibéria, Croácia, Austrália, entre outros. O planeta em chamas acusa o fracasso de nossa raça, onde todas as profecias estão se cumprindo ao pé da letra. Esta decadência de nossa raça se reproduz na decadência do planeta como um todo. As guerras e Hercolubus virão então para encerrar este processo.
Como nossa Essência se desenvolve também no campo simbólico (mundo astral, por ex.), toda vez que nos depararmos com eventos relacionados ao fogo, o tomemos como um símbolo para nosso trabalho interno: o Fogo (que a tudo queima) é o mesmo Fogo dentro de nós que pode nos purificar. É o fogo eletrônico de nossa Mãe Divina, que pode reduzir a poeira cósmica qualquer defeito, por mais difícil que nos pareça neste momento eliminá-lo. O Fogo, onde um dia deveremos despertar o Kundalini. O Fogo de nossa Mãe Divina também pode nos livrar do fogo da Involução (infradimensões). Aprendamos a queimar internamente, sempre, alimentemos também (com as práticas) os fogos do coração (Tiátira), para assim um dia recebermos nossa “Estrela da Manhã”...
Paz Inverencial!
Colaboração: Irmãos gnósticos da S.O.S.